Blog do Professor Márcio

Seja bem vindo. Gosto de compartilhar ideias e sua visita é uma contribuição para isto. Volte sempre!

terça-feira, 21 de novembro de 2017

SEMANA GUIMARÃES ROSA - OS AVESSOS

Na programação da Semana Guimarães Rosa, da Academia de Letras do Noroeste de Minas foi apresentada em sessão única no dia 19 de novembro, às 20 horas, no Auditório da EE Antônio Carlos, em Paracatu – MG, a peça Os Avessos, do Grupo Arte & Fatosa Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Trata-se de uma adaptação do conto Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha, de João Guimarães Rosa, com direção e dramaturgia de Danilo Alencar, trazendo no elenco os atores André Larô, Taís Monteiro, Leopoldo Rodrigues e Rita Alves.



Segundo o diretor Danilo Alencar, a obra de Guimarães Rosa, com suas personagens criadas de forma genial, “nos remete a um mundo povoado por pessoas invisíveis na perspectiva da sociedade. São vistos, mas não são enxergados. Sorôco, como tantos, não tem opção. Após anos de luta tentando administrar a loucura da mãe e da filha se vê obrigado a despachá-las de trem para um hospício”, afirma. A narrativa, segundo ele, é feita, por uma personagem que presenciou no passado, em uma estação, o embarque das duas.  



“A catarse acontece quando o espectador se junta a outras pessoas reunidas na estação para o último adeus às duas criaturas, numa viagem sem volta, rumo ao Hospício de Barbacena. Elas não mais pertencem ao pseudo mundo "normal", explica o diretor. Vale saber a que lado elas pertencem, afinal: quem são os loucos, quem são os sãos? Quão distantes estão de nós? Pois, “a loucura enche os vazios da vida, solta fogos de artifícios, escancaram os horizontes”.




O público presente encantou-se com a performance do Grupo Arte & Fatos, aplaudindo de pé o elenco.

Para assistir ao vídeo deste evento, clique AQUI.


Um comentário:

Bottary disse...

Ola Prof. Marcio, muito me honra poder fazer aqui um comentário acerca deste evento, que a bem da verdade daria tudo pra estar aí neste dia assistindo à esta peça.
Grande Guimaraes Rosa, o eclético! Eu penso que ele era um gênio, sobretudo na literatura. Mineiro Uai!!
De fato, quem “ são os loucos, quem são os sãos?
Na verdade sabemos muito bem que aqui as coisas são inversas, dado que o certo está no que transcende as nossas ditas “normalidades” não é mesmo?
P.S: Senti agora uma saudade imensa quando neste palco estive fazendo com Dona Catita na coordenação da peça de Maria Clara Machado: Tribobó City, nos anos 80.
Um abraço!!!
Botari