Blog do Professor Márcio

Seja bem vindo. Gosto de compartilhar ideias e sua visita é uma contribuição para isto. Volte sempre!

terça-feira, 24 de maio de 2016

Nossa presença no III Congresso Latino Americano de Risco

A Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental - ABGE  e a Society for Risks Analysis - Latin America - SRA-LA realizaram, de 10 a 13 de Maio de 2016, o III Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino Americana SRA-LA. O Congresso foi realizado no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e contou com a participação de especialistas brasileiros e de vários países a América Latina.
O objetivo principal deste Congresso foi a troca de experiências entre especialistas das diversas disciplinas relacionadas à análise e a gestão de risco.
O tema geral do Congresso Desenvolvimento e riscos no contexto Latino Americanoobjetivou destacar o papel da análise de riscos como ferramenta de auxílio à tomada de decisões técnicas e políticas para comunicar, atender e prevenir riscos em suas diversas formas, envolvendo os setores públicos e privados, no contexto dos países Latino Americanos que têm como principais características a limitação de recursos e acentuada desigualdade social.

Apresentamos, naquele evento, os resultados de um levantamento que fizemos - Márcio Santos e Dr. Sérgio Dani - na bacia do Ribeirão Santa Rita, logo abaixo das represas de rejeito da Mina Morro do Ouro, operada pela mineradora Kinross em Paracatu. Esse levantamento, envolvendo geologia da área e geoquímica das águas superficiais e subterrâneas, foi sucedido de um levantamento dos teores de arsênio na urina da população ali residente. Os resultados mostraram uma situação grave e persistente da contaminação ambiental e humana por arsênio provindo das barragens de rejeito.


Para acessar o trabalho apresentado no Congresso, clique em Contaminação Ambiental e Humana em Paracatu.

Nenhum comentário: