Blog do Professor Márcio

Seja bem vindo. Gosto de compartilhar ideias e sua visita é uma contribuição para isto. Volte sempre!

domingo, 8 de maio de 2016

AÇÃO URGENTE CONTRA PEC 65/2012 - Extinção do Licenciamento

Car@s, boa tarde.

Como já devem ter visto, no dia 27/04, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aproveitando-se do esvaziamento da sessão em razão da agitação da casa em torno do processo de impeachment, aprovou o texto da PEC nº 65/2012, de autoria do Senador Acir Gurgacz e relatoria do Senador Blairo Maggi.

A PEC acrescenta o § 7º ao art. 225 da Constituição Federal, com o seguinte teor: 
"§ 7º A apresentação do estudo prévio de impacto ambiental importa autorização para a execução da obra, que não poderá ser suspensa ou cancelada pelas mesmas razões a não ser em face de fato superveniente." 
Portanto, o texto, absolutamente inconstitucional, basicamente: (i) acaba com o licenciamento ambiental, pois bastará a apresentação de EIA para que uma obra pública seja autorizada; e (ii) a obra não poderá ser suspensa ou cancelada, inclusive pelo Judiciário.

Diante desse quadro, acreditamos ser de extrema importância o envio de manifestações ao Senado Federal (ao Presidente e Senadores), bem como a tomada de outras ações (políticas, de comunicação etc.) que possam impedir esse grave retrocesso legislativo.
Há consulta pública no site do Senado Federal sobre o tema: https://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto?id=120446
Mais informações:
Fiquem à vontade para compartilhar esta mensagem.
Abraços,
​Juliana de Paula Batista e ​
Mauricio Guetta
Advogad
​@s​

Instituto Socioambiental - ISA
Programa de Política e Direito Socioambiental - PPDS
www.socioambiental.org
Tel: +55 61 3035-5105

Nenhum comentário: