Blog do Professor Márcio

Seja bem vindo. Gosto de compartilhar ideias e sua visita é uma contribuição para isto. Volte sempre!

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Rompimento da barragem da Samarco

Leia o que diz a Folha de São Paulo sobre o rompimento da barragem de rejeito da Samarco, em Mariana.


Véu de lama

Ouvir o texto
PUBLICIDADE
É impossível calcular todos os prejuízos humanos e ambientais provocados pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, controlada pela brasileira Vale e pela anglo-australiana BHP, gigantes do setor. As imagens e as informações ora disponíveis, contudo, bastam para escancarar as dimensões dessa tragédia.
Somadas, as barragens continham 62 bilhões de litros de água e rejeitos do beneficiamento do minério de ferro, volume equivalente a um terço da represa Guarapiranga, em São Paulo, ou dez vezes a lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio.
Essa imensa quantidade de lama escorreu morro abaixo e devastou um distrito de Mariana (MG), deixando pelo menos seis mortos, 19 desaparecidos e 637 desabrigados. Em seguida, a mistura pastosa avançou cerca de 100 km até o rio Doce, por onde percorrerá outros 600 km antes de desaguar no mar, na costa do Espírito Santo.
No trajeto, os resíduos de minério terão não só ameaçado o abastecimento de água de 500 mil pessoas que vivem perto do rio Doce, mas também causado a morte de um sem-número de animais, destruído os habitat de diversas espécies, soterrado nascentes e afetado unidades de conservação ambiental. Os impactos na vida silvestre se estenderão por muito tempo.
Quanto à saúde humana, a Samarco sustenta que os dejetos espalhados não lhe oferecem perigo. Tomara –mas existem suspeitas de que a água de algumas cidades da região contenha níveis elevados de metais tóxicos. Quem tem razão?
A dúvida, decerto, nada tem de irrelevante –e, para piorar, não se trata da única questão inaceitavelmente sem resposta.
Por que inexistia sistema de sirenes para alertar os moradores de Mariana? Por que a Samarco não apresentou o plano de contingência que diz ter e seguir, em observância às normas legais? Por que uma das barragens rompidas continuou em operação mesmo tendo sua licença vencida desde 2013? Por que os órgãos responsáveis permitem essa óbvia imprudência?
A outra barragem também tinha problemas conhecidos. Dois anos atrás, o Ministério Público recebeu um laudo que apontava riscos de deslizamento de um talude próximo ao reservatório. Ainda assim, a Samarco obteve a licença do Conselho Estadual de Política Ambiental.
Há muito a esclarecer acerca das possíveis causas desse desastre, e é preocupante que a desinformação também esteja contaminando suas consequências. Segundo uma força-tarefa do Espírito Santo, a Samarco não tem prestado informações adequadas sobre as providências que estão sendo tomadas para minimizar o problema.
Tal comportamento é inadmissível –e é de esperar que o peso das empresas envolvidas não turve o discernimento das autoridades competentes. As explicações precisam ser dadas quanto antes, para que se apurem as responsabilidades de todos que, por ação ou omissão, sujaram as mãos nessa lama.

Nenhum comentário: